Assessoramos empresas do ramo de alimentação com a finalidade de garantir a produção de um alimento seguro e ao atendimento da legislação e exigências dos órgãos competentes, como a Vigilância Sanitária (ANVISA e VISA) e Ministério da Agricultura (MAPA).

IMPLANTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO

As boas práticas de fabricação são um conjunto de medidas que visam a garantia da qualidade higiênico sanitária do alimento a ser oferecido aos consumidores, com base em legislações vigentes. Tendo isso em vista, sua implantação é um requisito essencial para quem quer oferecer um produto diferenciado e de acordo com as obrigações legais. Abrange: Diagnóstico Inicial da Empresa, Elaboração do Plano de Ação, Capacitação dos Manipuladores, Auditorias e Implantação e Elaboração do Manual de Boas Práticas de Fabricação.

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E POPS

É um documento exigido pelas Inspetorias Sanitárias a todas as empresas que comercializam alimentos e bebidas, refletindo a realidade de cada estabelecimento, sendo por isso exclusivo e intransferível. Contém informações como a descrição das operações de controle higiênico-sanitário, noções de estrutura do local, manutenção e higiene das instalações e equipamentos, capacitação e higiene/saúde dos manipuladores de alimentos, visando à garantia de qualidade do alimento preparado.

CAPACITAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

O sucesso de qualquer negócio depende de seus colaboradores, portanto os manipuladores de alimentos do estabelecimento devem estar capacitados em Boas Práticas de Fabricação para garantir a segurança e excelência do trabalho por eles executado. Essa capacitação fornece noções sobre segurança alimentar durante todo processo produtivo, sendo abordados os seguintes temas: Boas práticas; microbiologia básica; perigos relacionados aos alimentos; contaminantes alimentares; hábitos de higiene pessoal e comportamento no trabalho; doenças transmitidas por alimentos; higiene de equipamentos, utensílios e instalações; e manipulação higiênica dos alimentos. Dessa forma, essa ferramenta torna-se indispensável para garantir que os manipuladores estarão aptos a adotar medidas que evitem a contaminação e assim, oferecer produtos seguros. Emitimos o certificado de capacitação em Boas Práticas como controle e comprovação de sua execução, já que é exigida em legislação.

ELABORAÇÃO DE CARDÁPIOS

O cardápio de um restaurante é o que caracteriza o estabelecimento e pode ser apontado como um dos requisitos essenciais para atração de consumidores. Sua execução é a base para o início do todo trabalho a ser realizado na unidade. Através de sua definição é possível determinar o que será comprado, produzido, quando e em que quantidade. Para garantir a boa aceitação de qualquer cardápio é necessário conhecer a realidade da empresa e do público alvo de consumidores, identificando-se os hábitos alimentares e o tíquete médio condizente com o recurso financeiro da clientela. A partir dele é possível desenvolver todo processo produtivo, desde lista de compras (quantidade e qualidade), número de funcionários e determinação de valor do produto final. Avaliando o público alvo que se deseja atingir é possível desenvolver um cardápio com maior precisão, garantindo melhor aceitação dos produtos finais a serem ofertados.

FICHA TÉCNICA, CÁLCULO DE CUSTO E CALORIA

A ficha técnica de produção é uma ferramenta essencial para o sucesso de cardápios. Nessa ficha constam informações do modo de preparo do prato, gramaturas utilizadas, medida caseira e fator de correção de cada ingrediente. Esse formulário garante a padronização das preparações com finalidade de garantir a uniformidade do produto e a definição do padrão de trabalho, evitando assim preparações erradas e desperdícios. A sua execução é uma forma de certificar ao consumidor que a cada visita ao estabelecimento este encontrará o mesmo grau de qualidade e sabor do produto. O cálculo de caloria dos alimentos é uma importante informação que revela a qualidade da alimentação escolhida. Através desse minucioso trabalho pode-se informar aos consumidores as quantidades dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios) e as calorias presente nas preparações. O cálculo de custo é um valioso instrumento para a formação do preço de venda, garantindo um real conhecimento do custo do produto e uma margem de lucro fiel, evitando assim, possíveis prejuízos e permitindo um maior planejamento e previsão por parte do empresário.

DETERMINAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS

São inúmeros os equipamentos e utensílios para cozinha disponíveis no mercado e não faltam produtos com tecnologia avançada para montar um espaço onde é possível extrair o máximo de produtividade e qualidade na elaboração de refeições. Cada tipo de cozinha tem seus “curingas”, aqueles equipamentos indispensáveis que aumentam a eficiência e trazem versatilidade aos serviços. A escolha dos elementos adequados deve partir de duas informações básicas – as características do cardápio que será servido e a quantidade média dos consumidores do restaurante. Pensando nisso, assessoramos o empresário na melhor escolha visando sempre o nicho do negócio. Toda cozinha possui uma solução ideal para que sejam beneficiados funcionários, clientes, proprietários e fornecedores.

ASSESSORIA JUNTO A ANVISA E MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

Problemas com a fiscalização?

Nós resolvemos! Fazemos prorrogação de prazos de intimação, defesa de auto de infração, imposição de penalidade e interdição. Adequamos sua empresa conforme as recomendações legais da Vigilância Sanitária, SIF, DIPOVA, DIPOA.

ROTULAGEM NUTRICIONAL

É a descrição destinada a informar ao consumidor sobre as propriedades nutricionais do alimento ou produto e seus ingredientes. Desenvolvemos e adequamos as informações contidas nos rótulos de alimentos conforme as exigências da legislação vigente.

ANÁLISE DE LAY-OUT E ADEQUAÇÃO DO FLUXO DE PROCESSOS/MONTAGEM DE LINHA DE PRODUÇÃO

É a avaliação do espaço para a produção de alimentos, otimizando e o tornando adequado segundo as exigências legais e com isso, melhorando o fluxo de processo/produção. Sugerimos às alterações estruturais pertinentes à planta baixa e decidimos o posicionamento das instalações, equipamentos e pessoal de maneira organizada. Uma simples mudança no arranjo físico pode provocar grandes efeitos na produtividade, conforto e segurança.

ACOMPANHAMENTO DE EVENTOS DE GRANDE PORTE

O fornecimento de alimentos para um grande público sempre representa uma responsabilidade e um risco muito grande para os organizadores de eventos de grande porte. Acompanhamos o evento, controlando e orientando os procedimentos dos fornecedores/manipuladores de alimentos de forma a minimizar qualquer risco ao sucesso do evento. Antecipamos os possíveis problemas, implantamos controles, informamos e acompanhamos a Vigilância Sanitária para evitar surpresas e inviabilização do fornecimento de alimentos.

CÓDIGO DE BARRAS

O código de barras é uma representação de dados numéricos que por meio de scanner de luz interpreta as informações gravadas para registros no ponto de venda, nos depósitos, ou em qualquer etapa que seja necessária a captura de dados, propiciando a automação dos processos, eficiência e confiabilidade para o seu negócio. Sendo assim, um produto com código GS1 pode ser comercializado em qualquer lugar do mundo. Fale a linguagem universal!

PGRS – PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

O gerenciamento de resíduos está intimamente associado aos danos ao meio ambiente e ao desperdício excessivo de alimentos. A sustentabilidade tem assumido papel de destaque entre as crescentes demandas da sociedade, impondo novos desafios de preservação dos recursos naturais, consoante ao objetivo de melhoria da qualidade de vida da população atual e das gerações futuras. O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) reúne subsídios teóricos e metodológicos para a organização e concretização do gerenciamento adequado de resíduos e tem por finalidade a implementação de procedimentos e técnicas que garantam que a empresa consiga minimizar a geração de resíduos na fonte, adequar à segregação na origem, controlar e reduzir riscos ao meio ambiente e assegurar o correto manuseio e disposição final, em conformidade com a legislação vigente no Distrito Federal relativa aos resíduos sólidos.

Todas as empresas consideradas como Grandes Geradores de Resíduos, ou seja, aquelas que geram diariamente um volume superior a 120 litros de resíduos indiferenciados, precisam ter esse documento implantado.

CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE SANITÁRIA – SELO DE QUALIDADE

A Qualifica desenvolveu um sistema de certificação de qualidade sanitária para seus clientes que atingem alto grau de conformidade em relação à legislação. A emissão e aplicação do Selo de Qualidade Alimento Seguro garante que a empresa portadora possui um serviço diferenciado que busca a qualidade e satisfação integral de seus consumidores.

A conquista do Selo de Qualidade, creditado pela Qualifica, é um grande diferencial no mercado da alimentação, cada dia mais exigente e competitivo, gerando credibilidade de que o alimento foi assistido durante todas as etapas de produção. Assegurarmos a excelência dos serviços da empresa possuidora do selo.

O selo é sinônimo de qualidade, confiança e respeito ao consumidor!

Saiba mais sobre o Selo de Qualidade  

“Temos o privilégio de sermos parceiros da Qualifica a alguns anos e, após conhecermos e entendermos as metodologias de trabalho que eles utilizam, passamos a confiar plenamente nos profissionais que fazem o acompanhamento, a gestão e conduzem a empresa. A seriedade e o compromisso com que a Qualifica desenvolve suas funções são as mesmas características que buscamos administrar nossos restaurantes e isso nos dá a tranquilidade em sabermos que temos uma grande Empresa parceira. Com nossa parceria, conseguimos oferecer muito mais segurança aos nossos clientes e, ainda, melhores condições de trabalho para nossos colaboradores.”
RAFAEL BENEVIDES, SÓCIO PROPRIETÁRIO DA EMPRESA DONA LENHA - SABORES MEDITERRÂNEOS
“Os serviços prestados pela Qualifica são excelentes! Nos fornecem a garantia de que estamos seguindo todas as normas legais e mantendo um alto grau de qualidade em higiene, manipulação e armazenagem dos nossos produtos.”
CLÉBER TEIXEIRA, SÓCIO PROPRIETÁRIO DA EMPRESA BRASIL VEXADO - CULINÁRIA NORDESTINA
“A Qualifica Alimentos além do ponto de vista nutricional e de saúde, nos auxilia na organização das etapas de produção de polpa de fruta e metodologia de armazenamento da matéria prima em câmaras frias, garantindo um produto seguro e atendendo toda a legislação do Ministério da Agricultura. Com esta parceria tenho a garantia da satisfação do nosso cliente!”
ALESSANDRA OKUBO, SÓCIA PROPRIETÁRIA DA EMPRESA NATFRUIT
“Obrigado Qualifica pelo ótimo atendimento e pela parceria. Não é sempre que encontramos uma equipe tão dedicada e atenciosa como vocês!”
RENAN MARLONE, SÓCIO PROPRIETÁRIO DA EMPRESA BRASILEIRINHO - ASA NORTE
“É com grande orgulho que hoje temos ao nosso lado uma empresa tão especial, competente, prestativa, organizada e com nível de profissionais tão excelentes como a empresa Qualifica. Nossa casa tem alto padrão por todo esse trabalho que desenvolvem. Muito obrigado por tudo.”
HUMBERTO MARQUES, GERENTE GERAL DA EMPRESA STRIKER BOLICHE
“É muito claro para nós da empresa La Paleta, e acredito que para todos que são acompanhados pela Qualifica, que o profissionalismo e a qualificação das nutricionistas que fazem parte da equipe são de extrema competência e atenção. Sempre com orientação para o melhor desenvolvimento da empresa. Já são alguns anos de parceria e os resultados caminhando sempre para melhor.”
CAMILA ANDRADE, SÓCIA PROPRIETÁRIA DA EMPRESA LA PALETA
“A Qualifica entrou com na Boutique do Suco para acrescentar, para nos assegurar na produção de um alimento de qualidade. É desenvolvido um trabalho minucioso, cheio de maestria e de retorno muito positivo. Vejo, que hoje em dia, o grupo de colaboradores é muito mais preciso e bem instruído, contribuindo positivamente com o fluxo de produção. Percebo que o alimento produzido, hoje em dia, é muito superior ao de antigamente, principalmente por estar adequado a regras e padrões impostos pelas Qualifica e equipe. Somos muito bem assistidos pela empresa, contribuem muito para que meu produto seja cada dia melhor, cada dia mais gostoso, cada dia mais seguro. Indicamos de olhos fechados! É um investimento certeiro!”
RAFAEL FARIA, SÓCIO PROPRIETÁRIO DA EMPRESA BOUTIQUE DO SUCO
“Depois que eu conheci a Qualifica o meu trabalho como gerente teve um crescimento muito grande. O grau de exigência está muito mais elevado, tendo uma visão diferenciada em relação a qualidade e segurança alimentar. A Qualifica, hoje, não é apenas um parceiro e sim uma família. Não só pelo comprometimento, mas do envolvimento das nutricionistas com toda a equipe e com a empresa. Sai do nível de apenas prestação de serviço e entra no grau de intimidade e carinho pela empresa.”
RENATO CARDOSO , GERENTE SUPERVISOR DO PEIXE NA REDE
“Gratidão à equipe de nutricionistas que nos oferece a melhor qualidade de serviço e segurança.
Sou grata por me levar com inteligência em direção aos meus objetivos. Agradeço pela saúde e bem estar diária, pela autoconfiança e coragem de melhorar todos os dias, a forma com lidar com os alimentos e com quem os manipula. Sou grata por conspirar ao meu favor para que eu possa amar os outros através do ato de servir. Sou grata por colocar as pessoas certas em nossa cozinha. Sou grata pela organização rica da minha equipe e pelo interesse que se multiplica em acertar mais. Sou profundamente grata pela competência e paciência que nos permite conviver e cofiar. Sem a Qualifica não iriamos caminhar, pois os nossos destinos foram divinamente cruzados para somar e crescer.”

GRATIDÃO, GRATIDÃO Família Piauíndia.

NICOLE MAGALHÃES, SÓCIA PROPRIETÁRIA DA EMPRESA PIAUINDIA

ENTRE EM CONTATO PARA SABER MAIS SOBRE OS NOSSOS SERVIÇOS E SOLICITE UMA VISITA AO SEU ESTABELECIMENTO.

SOLICITE UMA VISITA