São muitas as indagações.
Antes de saber sobre o Total de Materias Polares (TPM), precisamos falar sobre polaridade molecular.
A polaridade de uma molécula refere-se às concentrações de cargas da nuvem eletrônica em volta da molécula. Basicamente uma divisão de cargas.
Medir TPM de óleos para preparo de alimentos, determina o ponto máximo de uso daquele óleo, evitando saturação e deixando o alimento preparado adequado ao consumo.
O TPM quantifica a presença de moléculas polares no óleo: quanto maior esta porcentagem, maior o nível de degradação do óleo. Quando este índice chega ao valor de aproximadamente 25%, a legislação de diversos países e agora também a mais recente Instrução Normativa n°16 de 23 de Maio de 2017 do Distrito Federal, obriga o descarte deste produto.
Uma das causas mais frequentes de intoxicação alimentar é refrigeração inadequada ou aquecimento dos alimentos sem um controle rígido de temperatura e outros índices, e ainda falta de procedimentos durante o seu preparo.
É muito importante realizar o controle sobre estes compostos pois estudos apontam relações com câncer, além de danos ao fígado e ao intestino. Portanto tenha cautela onde consumir frituras e a sua quantidade.
Recomenda-se que empresas que comercializam alimentos fritos, realizem essas medições, a fim de oferecer um alimento seguro e de qualidade ao consumidor final.
Leave A Comment
You must be logged in to post a comment.