Quando falamos sobre segurança alimentar, a maneira como armazenamos nossos alimentos faz toda a diferença, especialmente produtos enlatados. Muitas pessoas não sabem, mas uma vez que uma lata é aberta, o alimento que estava bem preservado em seu interior pode iniciar a sofrer processos que comprometem sua qualidade e segurança. Vamos entender melhor por que e como devemos armazenar esses produtos para garantir a saúde dos nossos clientes.

Por Que a Transferência para Destinatários Plásticos com Tampa é Essencial? 

Assim que a lata é aberta, a barreira de proteção do alumínio é rompida, expondo o alimento a possíveis contaminações e uma série de reações químicas. Um dos riscos mais comuns é a contaminação por alumínio. Quando a lata é exposta ao ar e ao contato direto com o alimento após ser aberta, há um aumento na probabilidade de oxidação e até mesmo de enferrujamento, que podem liberar substâncias prejudiciais á saúde.

Além disso, o alimento pode absorver partículas de alumínio, o que representa um risco adicional para a saúde. Por isso, para manter a qualidade e a segurança dos alimentos, é fundamental transferi-los para recipientes plásticos com tampa.

Outra prática necessária para a segurança alimentar é a identificação do produto, com as informações de abertura e validade. Anotar os dados de abertura no novo recipiente ajuda a acompanhar a validade e evitar desperdícios, pois os colaboradores saberão com precisão o tempo adequado de armazenamento de cada insumo.

Na Qualifica, Capacitamos os seus colaboradores sobre todos os controles necessários de segurança dos alimentos. Quer saber mais? entre em contato com a gente!