Os POP’s (Procedimentos Operacionais Padronizados) são documentos obrigatórios exigidos pelas legislações sanitárias RDC 216 e RDC 275, para todos os serviços de alimentação. Eles fazem parte do manual de Boas Práticas e descrevem, de forma sequencial, como devem ser realizadas todas as atividades de rotina em uma unidade de alimentação.
E para que afinal servem os POP’s? Esse documento implementado na prática, de forma adequada, apresenta ótimos resultados para a empresa. Um dos benefícios é a padronização de tarefas rotineiras, fazendo com que a atividade seja realizada igualmente por todos os colaboradores. A padronização evita falhas durante a realização das tarefas, garantindo o fornecimento de um produto livre de não conformidades que interfiram na sua qualidade, além da otimização da produtividade e do uso dos produtos, pois é possível determinar o passo a passo do procedimento, tempo médio gasto, quantidade e quais produtos serão utilizados. Outra vantagem é que o POP serve como um documento orientativo, podendo ser consultado pelos manipuladores sempre que necessário, para tirar dúvidas, orientá-los, bem como facilitar que novos colaboradores saibam como realizar o procedimento adequadamente e possam fazê-lo seguindo uma sequência lógica e com a frequência correta. Ainda, o POP auxilia o consultor a auditar o estabelecimento e verificar se os processos estão sendo executados corretamente.
Diante disso, para que a utilização dos POP’s funcione na prática, deve-se treinar e orientar minuciosamente os manipuladores sobre os procedimentos nele descritos e sua padronização, bem como sobre a importância do documento nesse processo. Por fim, é indispensável que o POP possua uma linguagem simples, completa, e que seja objetivo, de fácil entendimento, atingindo manipuladores de todos os graus de instrução e níveis de aprendizagem.
Leave A Comment
You must be logged in to post a comment.