As informações contidas nos rótulos dos alimentos são uma ferramenta essencial para que o consumidor possa decidir pelo melhor produto. Porém essas informações são regulamentadas por lei, que determina a declaração de informação nutricional obrigatória de valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio. Deve estar declarado também a presença de alimentos alergênicos, como amendoim.

A lista de ingredientes também faz parte das informações obrigatórias nos rótulos dos ingredientes, a não ser que o alimento tenha um único ingrediente, por exemplo: sal, óleo, café. A lista de ingredientes deve vir em ordem decrescente, apontando ao consumidor os ingredientes em maior e menor quantidade.

As declarações: livre de colesterol, alto teor de fibras, sem adição de açúcar, etc também devem estar dentro dos padrões pré-estabelecidos em legislação específica. Já imaginou se não houvesse nenhum padrão e as indústrias utilizassem essas declarações para promoverem a venda de seus produtos?

blog 2

Outra informação importante contida nos rótulos dos produtos é a orientação do prazo de validade do produto após aberto e seu método de armazenamento correto. Essa informação é diariamente utilizada pelos clientes Qualifica para garantir o controle de validade da matéria-prima utilizada. Além disso, é uma informação essencial para o controle de gestão dos estabelecimentos, possibilitando assim um maior controle de estoque e redução de desperdício.

Incrível como um simples rótulo pode trazer informações tão preciosas para o nosso dia a dia. E você, já observou o rótulo de algum produto antes comprar? Você já utilizou o rótulo como aliado na programação de compras na sua empresa?

A Qualifica Alimentos oferece todo suporte aos clientes na elaboração de rótulos nutricionais e apoio no dia a dia no controle de estoque e programação de compras no seu estabelecimento visando o melhor aproveitamento e reduzindo o desperdício dos alimentos.