Áreas de produção são ambientes propícios ao risco de acidentes, pois atividades que envolvem água, calor intenso, óleo fervendo e produtos químicos fortes; por exemplo, fazem parte da rotina de colaboradores que trabalham nesse setor. Por isso, é de extrema importância que a segurança de cada um deles seja garantida e que todos tenham conhecimento da existência dos EPI’s. 

Então, vamos ao conceito: Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) são aqueles materiais capazes de proteger o funcionário dos perigos ambientais oferecidos no seu posto de trabalho assegurando sua integridade física e saúde; um exemplo são os calçados dos colaboradores de uma área de produção de alimentos, que devem ser fechados, antiderrapantes e sem cadarço; para garantir que a pessoa não escorregue no piso molhado e não se machuque ao cair algo nos pés. 

Assim como os calçados, botas de borracha, aventais de napa, luvas nitrílicas, luvas térmicas, luvas de malha de aço, japona térmica, óculos protetor e máscara; são os EPI’s mais comumente encontrados nas áreas de produção de alimentos; e é obrigação da empresa oferecê-los à equipe e conscientizá-los a respeito do uso adequado. Mas, não é só isso; existe uma informação preciosa na hora de adquirir um EPI chamada número de CA (Certificado de Aprovação), o qual deve aparecer na etiqueta ou na embalagem do equipamento de proteção individual. 

AVISO

E aí você se pergunta: Todo EPI precisa conter o número de CA? A resposta é SIM! Pois esse número garante a eficácia de proteção do EPI, indicando que ele passou por vários testes e foi aprovado para aquela função; então, de nada vale providenciar equipamentos de proteção que não possuam o certificado de aprovação, porque não há garantia alguma.

Para cuidar ainda mais da segurança no trabalho, elabore termos de responsabilidade para cada um dos seus funcionários e descreva os EPI’s que lhes foram entregues; assim, é possível controlar o uso consciente do colaborador bem como a periodicidade de troca dos materiais, que devem sempre apresentar-se em bom estado de conservação.