Nos serviços de alimentação, as legislações que tratam sobre Boas Práticas funcionam como a bíblia dos estabelecimentos que tem como principal objetivo fornecer um alimento seguro e de qualidade aos seus clientes. Mas, para isso, é necessário ir além da leitura da RDC 216 , as quais possui informações essenciais que devem ser estudadas e aplicadas à realidade de cada estabelecimento conforme às suas demandas e necessidades.

Aí que entra a prática de fato e o desafio: implementar as boas práticas na empresa de acordo com a legislação; seja ela um restaurante ou uma indústria; cada um com suas particularidades.

                                              blog 1

Então, por onde começar? Inicialmente, você precisa entender a realidade do estabelecimento e para isso, será necessário realizar um diagnóstico inicial com todas as não conformidades referentes à estrutura, higiene, procedimentos, abastecimento de água, controle integrado de pragas, controle de resíduos, manipuladores e documentação.

Em seguida, você irá trabalhar cada uma dessas etapas junto aos colaboradores e gestores da empresa, de modo a corrigir as falhas e adotar os procedimentos mais adequados para cada operação. E claro, capacitar a equipe é uma etapa essencial nesse processo, então invista em treinamentos com os funcionários e abuse da criatividade!

O sucesso do trabalho de boas práticas depende dos esforços realizados pela nutricionista consultora, gestores e colaboradores; portanto, quanto mais alinhados todos estiverem melhores serão os resultados!